O que é storage?

Os storages são equipamentos projetados para armazenar dados de servidores, redes locais em empresas, residências e até mesmo telefones celulares. Traduzida do inglês, a palavra significa armazenamento e se aplica a discos rígidos, pen drives, armazenamento, caixas e espaço alugado para guardar objetos. A maioria dos sistemas orientados a armazenamento pode ser classificada como armazenamento. Por ser uma definição bastante geral, o termo é frequentemente encontrado quando se refere à memória para diversos tipos de equipamentos, espaço livre disponível para locação e soluções corporativas para armazenamento de dados.

Qual a diferença entre DAS e NAS?

DAS ou Direct Attached Storage é qualquer unidade de armazenamento conectada diretamente a um computador, seja um servidor, laptop ou estação de trabalho. Depois de montado, o dispositivo se torna um disco adicional para seu host. Como exemplos de produtos projetados para conexão direta, temos desde pen drives, discos rígidos baseados em portas USB até sistemas maiores baseados em portas mini SAS ou Fibre Channel utilizados em data centers. Os aplicativos executados pelo armazenamento DAS estão relacionados ao armazenamento de dados e/ou aprimoramento de desempenho de software que usa acesso extensivo ao disco, como backup de vários computadores ou compartilhamento de dados em uma rede local.

Network Attached Storage ou NAS, diferentemente do DAS, o NAS é um sistema de armazenamento conectado diretamente à rede local, que funciona como um disco rígido de rede e armazena dados de forma organizada e centralizada. Com ele é possível compartilhar e gerenciar de forma razoável as informações armazenadas por todos os usuários, utilizando serviços de segurança como acesso protegido por login, senha e cadastro ativo de cada usuário.

O que é um flash all storage?

Essa solução de armazenamento usa apenas módulos de memórias flash, ao invés de hard disks convencionais para gravar e ler informações. Como as memórias são mais rápidas que os discos, essa melhoria sempre resulta em maior performance, esse tipo de storage é utilizado onde a demanda exige um alto número de acessos simultâneos, operações em banco de dados ou instalação de diversas máquinas virtuais.

Sistemas que utilizam memórias flash também não requerem energia para manter a integridade dos dados já armazenados, pois todos os dados em produção são escritos instantaneamente nas unidades de armazenamento.

Vantagens que os storages possuem:

Segurança da informação

Investir em uma boa solução de storage é ter em mãos uma tranquilidade no quesito segurança, isso porque os storages contam com uma série de componentes que garantem a integridade de dados. Manter sua base de conhecimento protegida em um dispositivo storage reduz prejuízos relacionados à perda de dados e como a indisponibilidade de serviços.

Unificação de dados

A centralização dos dados é muito importante porque com ela o gerenciamento dos arquivos se torna mais fácil e organizado. Em pequenas empresas sem armazenamento, é comum que os dados sejam armazenados em vários servidores, e se torna uma tarefa mais trabalhosa para a gestão, é válido lembrar também que vários servidores aumentam a porcentagem de algum problema e vulnerabilidade.

A grande vantagem de usar armazenamento vem quando escolhemos a virtualização. Quando se trata de virtualização, ter storage é quase um requisito, pois com ele você obtém diversas vantagens e benefícios que a virtualização pode-lhe trazer, como alta disponibilidade e balanceamento de carga.

Redução de custos

A aquisição de um storage é sem dúvidas vantajosa em relação a redução de custos. Quando você opta por investir em um equipamento voltado para o armazenamento e não em servidores com grandes quantidades de discos, você deixa de pagar a mais pelo processamento,  memória e todos os periféricos que viria em um servidor, isso sem falar que quando você precisar expandir a sua capacidade e se estiver utilizando um servidor, precisará comprar outro servidor, caso seja um storage o investimento se torna menor, pois, você pode investir somente em mais uma gaveta de expansão ou discos apenas. Hoje os storages de entrada são capazes de suportar diversas gavetas de expansão.

Uma outra vantagem do storage é que com ele você pode usar várias tecnologias de discos em um mesmo storage. Servidores de banco de dados precisam de performance e armazenamento, neste cenário é recomendado utilizar discos SAS, os servidores de arquivos necessitam de armazenamento sem priorizar tanto a performance e por isso podemos utilizar discos com leitura menos otimizada, o que diminui o valor do projeto.

A ESWEB é uma empresa especializada em soluções em data centers com vários cases de sucesso quando o assunto é soluções para armazenamento de dados de alta performance e alta disponibilidade, trabalhamos com marcas conceituadas e líderes de mercado. Entre em contato conosco, podemos ajudar na arquitetura do seu projeto.

Murilo Hinz
Analista de Comunicação e Marketing

Murilo faz parte da nossa equipe de sentinelas dedicados para transformar o mundo digital.

Instagram